segunda-feira , 23 dezembro 2024
Home Cultura Cadastro de artistas é prorrogado; interessados têm até domingo para fazer inscrição online
Cultura

Cadastro de artistas é prorrogado; interessados têm até domingo para fazer inscrição online

O Departamento de Cultura e Turismo informa que o cadastro de artistas para mapeamento dos profissionais de arte e de espaços artísticos de Buritama foi prorrogado. Interessados têm até domingo (9) para fazer a inscrição no site do Governo do Município. Para preencher o cadastro, os artistas e profissionais da cultura devem clicar neste link e  de espaços artísticos e culturais precisam acessar este link. Quem já preencheu o formulário na Biblioteca já está inscrito.

O objetivo do mapeamento é fazer parcerias a fim de incentivar a produção artística, da cultura local e da geração de indicadores culturais, atendendo aos princípios da oportunidade, conveniência, legalidade, defesa do interesse público, impessoalidade, isonomia e economicidade.

O formulário é uma tentativa de adiantar o processo de liberação dos recursos para os artistas do município agora que a lei foi sancionada, mas não garante que nenhum auxílio seja recebido por todos os cadastrados. Sua participação não pressupõe garantia de contratação, haverá posteriormente editais que definirão a programação de eventos e programas do sistema, bem como metas e disponibilidade financeira e orçamentária aos quais os artistas poderão se inscrever.

O cadastro pauta-se na Lei Aldir Blanc nº 14.017/20, a fim de definir os contemplados pelo auxílio emergencial oferecido pelo governo federal diante da pandemia do coronavírus (Covid-19), sancionado dia 29 de junho de 2020, mas que ainda aguarda regulamentação para liberação dos recursos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (18) 3691-1740, pelo e-mail [email protected], ou no prédio da Biblioteca Municipal (Praça Dom Lafayette Libânio, 16 – Centro) que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Setores envolvidos

Foram incluídos na Lei os seguintes setores: pontos e pontões de cultura; teatros independentes; escolas de música, de capoeira e de artes e estúdios, companhias e escolas de dança; circos; cineclubes; centros culturais, casas de cultura e centros de tradição regionais; museus comunitários, centros de memória e patrimônio; bibliotecas comunitárias; espaços culturais em comunidades indígenas; centros artísticos e culturais afro-brasileiros; comunidades quilombolas; espaços de povos e comunidades tradicionais; festas populares, inclusive o carnaval e o São João, e outras de caráter regional; teatro de rua e demais expressões artísticas e culturais realizadas em espaços públicos; livrarias, editoras e sebos; empresas de diversão e produção de espetáculos; estúdios de fotografia; produtoras de cinema e audiovisual; ateliês de pintura, moda, design e artesanato; galerias de arte e de fotografias; feiras de arte e de artesanato; espaços de apresentação musical; espaços de literatura, poesia e literatura de cordel; espaços e centros de cultura alimentar de base comunitária, agroecológica e de culturas originárias, tradicionais e populares, e demais artistas envolvidos no meu cultural.

Texto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 05-08-2020

Related Articles

CapacitaçãoCultura

Cultura abre inscrições para curso gratuito de artesanato em bambu

Estão abertas as inscrições para o curso de artesanato em bambu. As...

Culturadestaque

Crianças aprendem a montar um teatro de sombras

Crianças aprenderam as técnicas para elaborar um teatro de sombras durante oficina...

Culturadestaque

Teatro de sombras será tema de oficina gratuita no Centro Cultural

Teatro de sombras animado será tema de oficina na próxima quinta-feira (7),...

Culturadestaque

Show infantil com princesas e super-heróis agita a programação especial no mês das crianças

Em um show especial para comemorar o mês das crianças, o Departamento...

Tamanho da fonte