A diretora do Departamento de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, participou hoje (26), do 14º Seminário Internacional Biblioteca Viva, com o tema ‘Democracia cultural e desenvolvimento sustentável’. O evento aconteceu de forma virtual e segue até quinta-feira (30). A ação tem como objetivo promover diálogos que contribuam para que as missões das bibliotecas e propostas pelo documento, sejam alcançadas.
O evento é uma declaração de crença nas bibliotecas públicas contemporâneas e destaca a força dos espaços para a formação cultural e promoção de novos conhecimentos, eixos fundamentais para o exercício dos direitos humanos e de um papel ativo dos moradores na vida social e cultural.
A programação deste ano conta com a presença de palestrantes do Brasil, África do Sul, Holanda, Portugal e Ucrânia. O evento oferece ainda um espaço para a apresentação de painéis e pôsteres digitais, que expõem trabalhos de bibliotecas e profissionais de todo o país. As atividades são traduzidas simultaneamente em português e libras.
Para a diretora Luciene, a formação é uma oportunidade para a troca de experiências e mostrar os trabalhos desenvolvidos pelas bibliotecas. “A ideia do seminário é mostrar experiências positivas que possam inspirar outros profissionais da área que venham transformar as bibliotecas em espaços que acolham e atendam a comunidade com informação e formação”, comentou a diretora.
Criado em 2008, o Seminário integra um conjunto de ações dos Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), coordenado pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UBDL) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, sob a gestão da SP Leituras (Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura).
Publicação: 26-06-2023 – às 16h53