Por mais moderno que o mundo esteja atualmente, ainda há pessoas que ainda preferem apostar em profissões tradicionais que envolvam a confecção de produtos feitos a mão. Alguns se dedicam exclusivamente, outros optam por fazer trabalhos artesanais para complementar a renda ou até por hobby.
Para o grupo da oficina de artesanato com folha de coqueiro, as produções podem ampliar as opções de peças confeccionadas e expandir as vendas ou despertar para um novo negócio. A atividade é coordenada pela instrutora Maria de Fátima Padoan e aconteceu no Centro Cultural de Buritama, entre os dias 27 a 29 de novembro, com a produção de cesto e um chapéu.
Conforme a diretora do Departamento de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, durante o ano foram oferecidas oficinas gratuitas como oportunidade de geração de renda extra ou o início de uma nova profissão. Ela comentou ainda que as capacitações ajudam os participantes a criar peças e, com o tempo, se aprimoram na função.
“Trabalhamos intensamente durante o ano para oferecer em parceria com Senar, cursos profissionalizantes para ajudar a população. A diversidade dos nossos projetos tem oferecido ótimos resultados e tem gerado muitos resultados positivos. Para o próximo iremos buscar novas capacitações para os moradores”, comentou Luciene.
Para saber das novidades do Departamento de Cultura, o morador deve ir até o Centro Cultura de Buritama, localizado na praça Dom Lafaiete Líbano, 16 – Centro. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Informações (18) 3691-1740.
A capacitação é realizada pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) com apoio do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), em parceria com o Governo do Município de Buritama, por meio do Departamento de Cultura.
Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.
Publicação: 29-11-2023 – às 16h10