Os moradores de Buritama devem se preparar para dias quentes e abafados até segunda-feira (18). De acordo com a Defesa Civil Estadual, a previsão é de alta com máxima de 39ºC e sensação térmica de 40ºC. Portanto, serão quatro dias de intenso calor e baixa umidade.
Com o predomínio de uma massa de ar quente, as temperaturas tendem a subir gradativamente, com momentos de calor intenso e condicionando a queda nos índices de umidade relativa do ar nas regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba.
Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os moradores devem se atentar sobre os índices de umidade relativa do ar no município. Quando estiver abaixo de 12% (emergência); de 12% a 20% (alerta); 21% a 30% (atenção); 31% a 40% (observação). A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que o ideal é uma variação da umidade do ar entre 50% a 80%.
O coordenador da Defesa Civil de Buritama, Giancarlo Sanches Mestriner, comentou sobre a importância de se proteger do sol, evitar exercícios ao ar livre nos períodos mais quentes e manter a hidratação constante, consumindo bastante água.
“Recomendamos também que neste período de intenso calor aumenta-se o risco de incêndios, principalmente em regiões com vegetação seca. Recomenda-se não atear fogo em lixo, capinas e podas de árvores, pois, além de ser um crime ambiental, pode causar incêndios”, comentou.
Mestriner frisou ainda que em dias secos, as pessoas precisam se hidratar com frequência, utilizar umidificador de ar ou toalhas molhadas estendidas nos ambientes e evitar exposição ao sol. Ele comentou ainda que os moradores devem procurar locais arejados e com sombras.
“O mês de março costuma marcar altas nos termômetros, mas não com esta onda de calor dos últimos dias e sem indicadores de chuvas. Por isso, a orientação é se hidratar bastante e evitar exposição ao sol entre 10h e 15h”, alertou o diretor.
Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.
Confira as dicas
- Beba bastante líquido
- Atividades físicas não são recomendadas
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Foto: www.comprerural.com/onda-de-calor-pode-fazer-temperaturas-baterem-recorde-no-brasil-confira-onde/
Publicação: 15-03-2024 – às 11h08