quarta-feira , 3 julho 2024
Home Geral Ações de conscientização encerram a Semana Nacional do Trânsito

Ações de conscientização encerram a Semana Nacional do Trânsito

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Acidentes são constantes quando o motorista e o pedestre não respeitam às leis de trânsito. Em Buritama, uma ação lembrou a importância do respeito às pessoas, a vida e às leis. De 18 a 25 de setembro, aconteceu pelo País, a Semana Nacional de Trânsito, previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro.

A mobilização contou com a participação de brigadistas, funcionários da Unidade de Trânsito, bombeiros e do diretor do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de Buritama, José Guilherme Bernardes. Motoristas que esperavam no semáforo na avenida Frei Marcelo Manília recebiam folhetos explicativos e também eram lembrados sobre a necessidade de utilizar itens de segurança como cinto, crianças no banco traseiro e o perigo do uso do celular no volante.

Segundo a Sargento Rosilaine Aparecida Santos Brandão, do Corpo de Bombeiros e comandante da Base Comunitária de Buritama, a ação é para mostrar os riscos da falta de atenção no trânsito. “Os fatores de risco hoje são devido ao uso de celular, falta de atenção nas mudanças de faixa, falta da utilização de setas, falta de atenção nas placas de sinalização, veículos em péssimas condições e falta de educação”, explicou.

Para Brandão, uma alternativa para a mudança dos hábitos são as campanhas de conscientização. “Conscientizar é, sem dúvida, uma das maneiras de alertar sobre os perigos de acidentes no trânsito, mas não é o principal, afinal, são os hábitos adquiridos o maior problema quando se assume um veículo para dirigir”, comentou.

A sargento salientou que a ideia foi envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre a conduta no trânsito. “Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro”, reiterou.

Brandão citou também que em caso de acidente é preciso chamar os Bombeiros pelo telefone (18) 3642-1310, 190 (Polícia Militar) ou 192 (ambulância municipal) e sinalizar o local para que não ocorra outro acidente. “Para prevenir acidentes de trânsito o motorista não pode dirigir com sono, cansaço, com a visão ou audição comprometidas que podem diminuir a atenção e aumenta o risco de acidentes”, finalizou.

A responsável pela Unidade de Trânsito de Buritama, Giselda Elias da Cunha, explicou que os motoristas e pedestres precisam pautar-se em boas atitudes. “É importante que cada um tenha respeito pelo outro, ao corrigir uma conduta negativa, é possível evitar acidentes e salvar vidas, o que garante a todos um trânsito seguro, ou seja, é cada um fazendo sua parte para a segurança de todos”, concluiu.

Atitudes simples salvam vidas

• O cinto de segurança é de uso obrigatório, inclusive para os passageiros no banco traseiro.
  • Respeite a travessia de pedestres sobre a faixa.
  • Se for dirigir, não beba. Volte para a casa de táxi ou de carona com um motorista que esteja sóbrio.
  • Respeite o ciclista. Mantenha 1,5 metro de distância das bicicletas.
  • Respeite as regras de trânsito. Em frente às escolas reduza a velocidade e redobre os cuidados com as crianças.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 26-09-2019[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”13721,13722,13723,13724,13725,13726,13727,13728,13729″ img_size=”full” title=”Conscientização no trânsito”][/vc_column][/vc_row]