O município de Buritama foi sede da 2ª edição do Programa de formação de multiplicadores em Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê. O evento aconteceu nesta quinta-feira (14), no barco Odisseia, contou com a participação de cerca de 100 representantes da região de Araçatuba.
O objetivo da capacitação é ampliar a conscientização e preservação dos recursos naturais, além de promover uma visita técnica para debater com os interlocutores dos municípios sobre a preservação ambiental.
O diretor de Turismo, Wilton Rosalino Borges, participou de uma expedição no reservatório da Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava, instalada em Buritama, como parte da capacitação técnica de turismo.
Durante a visita, foram abordados os seguintes temas: como a importância da conservação dos recursos hídricos, os impactos da atividade humana sobre o ecossistema aquático e as medidas de mitigação adotadas pela usina hidrelétrica para minimizar seu impacto ambiental.
“Essa experiência proporcionou uma visão privilegiada dos desafios e oportunidades associados à gestão ambiental e ao desenvolvimento sustentável na região”, disse ao salientar que a capacitação é uma oportunidade para dialogar e promover ações sobre educação ambiental.
Segundo o diretor, é fundamental reforçar as ações nos municípios para a construção de uma sociedade com mais consciência ambiental. “A capacitação e a visita técnica representam um mecanismo importante para que as pessoas possam ampliar as informações em seus municípios em prol da sustentabilidade na Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, finalizou Wilton.
Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.
Publicação: 14-03-2024 – às 13h58