[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Cozinha-piloto de Buritama oferece merenda escolar para aproximadamente 3 mil alunos da rede municipal e estadual de ensino. Os alimentos começam a ser preparados desde às 4h e contam com 18 profissionais para preparar refeições nutritivas e saudáveis aos estudantes das escolas Livramento, Maria do Carmo, Odete Feroldi, Castro Alves, Oswaldo Januzzi e Álvaro Alvim.
Este ano a nutricionista Francis Marta Dorte Rozante criou novas opções no cardápio escolar. Os alunos puderam apreciar o feijão nutritivo, cuscuz de frango e arroz chinês. Ela disse que novos cardápios podem ser criados em 2018. Durante o ano, foram preparados galinhada, carne com batata, strogonoff de frango, macarronada com carne ou com peito de frango, farofão, arroz temperado com legumes e salsicha, arroz, feijão e iscas de carne refogada, arroz temperado com legumes e linguiça, salada de macarrão com legumes e peito de frango, arroz doce e purê de batata com molho de carne.
A nutricionista disse que no inverno é servido sopa de macarrão com legumes e carne, sopa de fubá, ensopado de feijão com carne e mandioca, polenta com molho de carne. A cozinha-piloto também disponibiliza salada, até três vezes por semana, e fruta, uma vez por semana. A elaboração dos cardápios é feito por meio de pesquisa com os alunos, “considerando hábitos alimentares, com equilíbrio, de forma a atender a legislação do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) que é de 20% das necessidades diárias dos estudantes”, explicou.
De acordo com Francis, os funcionários recebem treinamentos durante o ano. São transmitidos conteúdos sobre noções de microbiologia de alimentos, higiene pessoal, ambiental e de utensílios, contaminação e cuidados na manipulação dos alimentos. “Todas essas informações são utilizadas como regras para garantir a segurança alimentar”, ressalta.
Em datas festivas, os produtos preparados se enquadram nas comemorações. Nas festas juninas, os alunos podem comer canjica, pipoca e achocolatado, enquanto na semana da criança, as crianças podem saborear cachorro-quente, suco, bolo, picolé, achocolatado e lanche frio, sendo que as opções tendem a ser modificadas a cada ano.
Outro ponto importante da merenda escolar é evitar o desperdício. Atualmente, o sistema de preparo da alimentação é descentralizado. O cardápio é feito na cozinha-piloto e destinado às escolas. “Às vezes acontece de faltar alunos e as escolas esquecem de avisar, mas dentro do possível, procuramos estar acompanhando de perto a distribuição da merenda”, explicou.
A responsável pela cozinha-piloto, Jane Regis da Conceição, disse que é importante investir em melhorias e adequações do cardápio. “Nosso objetivo é servir refeições saudáveis, equilibradas, saborosas e que contenham todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens do município”, encerrou.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”5353,5354,5355,5356″ img_size=”full” title=”Merenda escolar”][/vc_column][/vc_row]