[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Departamento de Cultura e Turismo encerrou na segunda-feira (27), o segundo módulo da oficina de técnica vocal. O curso contou com a participação de cerca de 20 alunos e foi coordenado pelo cantor e músico profissional Júnior Viana. O conteúdo reforçou o aprendizado do primeiro módulo e os participantes trabalharam exercícios de dicção e afinação, além de execução de músicas em conjunto e solo.
A proposta do curso foi oferecer ao público noções de manutenção vocal para evitar o desgaste e técnicas para o bom uso da voz. Segundo o instrutor, a oficina conseguiu aguçar o interesse de músicos e dos apreciadores da arte.
“Conhecendo as técnicas vocais e os limites de sua voz, bem como sua afinação e compreensão das tonalidades que podem trabalhar numa música, o aluno se sentirá mais seguro e confiante para cantar. Às vezes a única coisa que falta para adentrar o mundo da arte é a confiança em si próprio”, explicou.
Júnior disse que o artista precisa acreditar na sua arte. “A partir de então, fazê-la com maestria e dar o seu melhor, com profissionalismo, ética e responsabilidade. Vivo da arte, sempre vivi. Decidi aos 17 anos e nunca mais parei. Tudo o que tenho devo a arte, somado ao apoio familiar e a minha perseverança. Confesso que não é tão fácil, e que em alguns momentos pensei em desistir e buscar algo aparentemente mais seguro”, contou.
Para a responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, Luciene de Oliveira Santos, o interesse do público superou às expectativas. “É importante disponibilizar para os moradores cursos que você encontraria nos grandes centros. É uma oportunidade única que deve ser valorizada, de forma que o conteúdo possa ampliar os conhecimentos e auxiliar no dia a dia dos participantes, seja como músico ou no trabalho”, salientou.
O prazer pela arte, segundo o músico, supera qualquer segurança financeira. “Posso dizer que vivo do que sempre sonhei viver. Esse era meu sonho de criança. Acredito que não devamos deixar morrer os nossos sonhos. Muitas vezes os abafamos por medo ou receio do que os outros vão pensar. Nossa vida é única e merece ser vivida da melhor maneira e a essa maneira é viver do que ama e com quem se ama. Faça o que o seu coração mandar, não pense muito, mas faça sempre da melhor maneira possível”, finalizou.
A oficina é oferecida pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio das Oficinas Culturais e Poiesis (Organização Social da Cultura), em parceria com o Governo do Município de Buritama, por meio do Departamento de Cultura e Turismo.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”8646,8647″ img_size=”full” title=”Oficina de canto”][/vc_column][/vc_row]