A biblioteca de Buritama recebeu na quinta-feira, 16, a contadora de histórias Vitória Fernanda de Oliveira Bergamasco, de 11 anos, estudante do 6º ano da escola estadual Oswaldo Januzzi. Crianças de 4 a 5 anos da Escola Castro Alves puderam acompanhar as histórias do Anjinho azul, pequena Sereia e Bambi. As funcionárias Roseli Albertini Bruno, Irene da Silva Lacerda, Edilza Coutre, Marcia Chicole e Lourdes Leite da Silva Souza participaram da organização do evento.
O gosto da contadora de histórias por livros surgiu aos seis anos. Ela já lia para os amigos de sala. Bergamasco disse que Chapeuzinho vermelho foi o primeiro livro lido. “A leitura faz bem para o coração e para a mente, quem não lê não tem tantas informações que procura”, salientou que há uma interação entre ela e as crianças.
“É um instrumento muito importante no estímulo à leitura e ao desenvolvimento da linguagem. É um passaporte para a escrita, desperta o senso crítico e, principalmente, faz a criança sonhar, transportando-a para o mundo da fantasia”, explicou Roseli.
De acordo com a diretora de Cultura, Luciene Santos Cândido, o livro é um dos principais mecanismos para a educação. “Contar e ouvir histórias remete à prática da oralidade, proporciona aos ouvintes uma oportunidade para desenvolver a imaginação, enriquecer o vocabulário e completa experiências”, afirmou.
Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, os livros contribuem para a formação dos educadores, das crianças e de todos que podem ir até a biblioteca municipal. “O acesso aos livros e à educação de qualidade proporciona oportunidades no mercado de trabalho, contribui positivamente para a formação, além de contribuir para aumentar a imaginação e a criatividade”, ao enfatizar que a administração trabalha para oferecer educação de qualidade às crianças da rede municipal de ensino.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa